O USO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS




Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG), muitas das vezes, é visto como uma ferramenta de alta complexidade e de aplicação limitada frente aos desafios que muitas empresas enfrentam no dia-a-dia. A falta de mão-de-obra especializada juntamente com a ausência de dados geográficos e um distanciamento de diversos analistas às soluções de análise espacial figuram-se como fatores que impedem o uso do SIG.

A aplicação do SIG para pequenas e médias empresas abrange os três principais departamentos que compõem a estrutura operacional de uma companhia. Aliado a essa abrangência operacional, o usuário, seja o empresário ou o gerente de operações, dispõe de soluções de baixo custo com o uso de softwares livres e ferramentas de gestão de banco de dados geográficos agregado à solução.

Dessa forma, com o propósito de aumentar margens de lucro, melhorar a gestão de ativos ou facilitar na escolha do melhor colaborador para a empresa, o SIG é capaz de apoiar a tomada de decisão empresarial assertivamente. Em vista disso, o uso do QGIS, gvSIG ou Spring pode ser aplicado nos mais variados setores de uma empresa, como vou elencar abaixo:

Setor Financeiro: No tocante às finanças, o uso de ferramentas de gestão deve ser implementado com bastante cuidado. Dados e planos podem ser vazados, caso não haja cuidado no manejo dos dados. Os Sistemas de Informação Geográfica pode ser aplicado no georreferenciamento de clientes, juntamente com os valores de contrato contidos na tabela de atributos. Conexão de planilhas para pontos no mapa ou identificação de novos clientes através de mapeamentos temáticos figuram-se como soluções aplicadas;

Setor de Recursos Humanos: A seleção de novos colaboradores e empregados de uma empresa pode trazer prejuízos, caso não seja analisada de forma geográfica. A partir de endereços, as informações como distância, bairro, traslado e proximidade com polos de serviços são essenciais para o planejamento de quem contratar. A criação de uma real base de dados geográficas de curriculum é vantajosa na aproximação do profissional ao projeto mais próximo, reduzindo custos;

Setor de Marketing/Comercial: No setor comercial ou de marketing, a tecnologia geográfica de análise auxilia no mapeamento temático de determinada área de interesse – município, bairro, estado – com base no que a empresa comercializa. Dados socioeconômicos, dados urbanos ou de infraestrutura apoiam no mapeamento preditivo das oportunidades que a empresa pode explorar. Não se trata de marcar pontos no mapa (cadastro) e, sim, de efetivar zoneamentos com potencial de aumento de vendas.

Setor de Projetos: O setor que apresenta interface direta com ferramentas de análise espacial é o setor de projetos. Na abstração, planejamento, orientação de esforços e atuação direta no local, o SIG é capaz de indicar por onde começar. Na aplicação de áreas de influência para analisar determinado ponto de venda ou na geração de rotas orientadas por projetos para o efetivo traslado das equipes são exemplos relevantes de uso do SIG.

Portanto, seja uma microempresa ou empresa de médio porte, a solução SIG pode reduzir custos, melhorar as operações e permitir uma comunicação mais clara e objetivo com o uso de mapas.

A GeoPaiva Consultoria pode auxiliar sua empresa no treinamento de uso das soluções e na imersão de técnicas operacionais no dia-a-dia da empresa. Tudo isso com soluções livres de código aberto que permitem customização e ampla aderência do corpo técnico.

Sobre a Empresa

A GeoPaiva é uma consultoria especializada em implementar soluções geográficas em diversas áreas de atuação. Com experiência em meio ambiente, logística, negócios e mobilidade, temos propostas inovadoras em diversos projetos com uma abordagem geográfica de atuação.

Contatos:
Telefone: (021) 3347-1566
Celular: (021) 99313-8064



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Precificação e valor da hora técnica: Quanto vale seu trabalho cartográfico?

Serviço GPR (Ground Penetrating Radar)

A Importância da Linguagem Python para o usuário do QGIS