Download de Dados Ambientais de Fontes Remotas



Para o monitoramento e gestão dos recursos naturais, os analistas de sistemas geográficos precisam dispor de dados georreferenciados para realização de estudos ambientais, análises temporais ou integrar os dados a outras bases. O sistema de detecção do desmatamento em tempo real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que serve para orientar a fiscalização dos ativos ambientais, auxiliam na orientação e no controle da derrubada de florestas.

O DETER, então, se trata de um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, feito pelo INPE desde maio de 2004, com dados do sensor MODIS do satélite Terra, de resolução espacial de 240 m. O DETER foi desenvolvido como um sistema de alerta para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal ilegais pelo IBAMA. O sistema é capaz de detectar desmatamentos com área maior que 24 há com observação diária, o que o torna um bom instrumento de monitoramento ambiental.

O vídeo mostra como ter acesso aos dados de desmatamento, assim como avaliar sua abrangência e temporalidade.

O vídeo faz parte do curso de Análise Espacial de Impactos Ambientais: http://bit.ly/geopaiva-curso-avaliacao-de-impactos-ambientais-com-sig

Sobre a Empresa

A GeoPaiva é uma consultoria especializada em implementar soluções geográficas em diversas áreas de atuação. Com experiência em meio ambiente, logística, negócios e mobilidade, temos propostas inovadoras em diversos projetos com uma abordagem geográfica de atuação.

Contatos:
Telefone: (021) 3347-1566
Celular: (021) 99313-8064
Email: contato@geopaiva.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Precificação e valor da hora técnica: Quanto vale seu trabalho cartográfico?

Serviço GPR (Ground Penetrating Radar)

A Importância da Linguagem Python para o usuário do QGIS