Como implementar o geomarketing? Serviço de Modelagem geomercadológica do seu empreendimento


Qual a abrangência do meu negócio? O acesso ao meu ponto de venda é bom? Onde se concentra o meu público alvo? Há concorrentes nas proximidades do meu ponto de venda? Todas essas questões compartilham de um interesse comum, o interesse geográfico. Ao integrar o marketing com a geografia, temos uma visão empresarial e mercadológica da área de interesse. Assim, o geomarketing emerge como uma técnica importante no contexto das geotecnologias, porém sua implementação exige esforço, técnica e conhecimento.

O esforço surge na esteira do levantamento dos dados. É muito importante estabelecer critérios e organização dos dados, para garantir assertividade na informação a ser gerada pelo meu modelo. Referência de posição (Precisão de coordenadas), acurácia temporal (Atualização) e qualidade temática (Atributos levantados) são critérios fundamentais a serem ponderados durante o levantamento.

A técnica de manipulação dos dados se refere ao modelo e a ferramenta empregada para espacializar este modelo. O primeiro passo é o modelo que vou implementar na representação do contexto mercadológico. Segmentação do mercado consumidor, áreas de Influência e localização de pontos de venda são alguns exemplos de modelos amplamente utilizados. As ferramentas de geoprocessamento, por sua vez, têm o papel de materializar este modelo a partir do reconhecimento geográfico, indicando as melhores ou piores regiões para atuar.

O conhecimento se configura como a tomada de decisão sobre a informação geográfica gerada, ainda em ambiente SIG. Por se tratar de uma simplificação da realidade, qualquer modelo deve ser avaliado e, de certa forma, melhorado. O perfil de comportamento de compra se configura como o dado mais importante, no entanto mais sensível ao longo do tempo, por se apresentar em constante mudança. Dessa forma o modelo fica “refém” das mudanças de padrão do dado de comportamento do consumidor.

A equipe da GeoPaiva Consultoria apresenta toda a experiência e conhecimento no uso de técnicas e na elaboração de modelos para o processo de geração da informação geomercadológica. Conceitos de estatística espacial, manipulação de tabelas e análises espaciais são fundamentais no tratamento do dado geográfico de mercado.


Embora seja muito utilizada por grandes companhias, como a coca-cola ou a boticário, o geomarketing ainda está longe de ser realidade em muitas empresas. No entanto, em tempos de recessão, a disputa por uma parcela geográfica de clientes se mostra emergente, demandando cada vez mais serviços de geomarketing.



Sobre a Empresa

A GeoPaiva é uma consultoria especializada em implementar soluções geográficas em diversas áreas de atuação. Com experiência em meio ambiente, logística, negócios e mobilidade, temos propostas inovadoras em diversos projetos com uma abordagem geográfica de atuação.

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