Como implementar o geomarketing? Serviço de Modelagem geomercadológica do seu empreendimento
Qual a
abrangência do meu negócio? O acesso ao meu ponto de venda é bom? Onde se
concentra o meu público alvo? Há concorrentes nas proximidades do meu ponto de
venda? Todas essas questões compartilham de um interesse comum, o interesse geográfico.
Ao integrar o marketing com a geografia, temos uma visão empresarial e
mercadológica da área de interesse. Assim, o geomarketing emerge como uma
técnica importante no contexto das geotecnologias, porém sua implementação
exige esforço, técnica e conhecimento.
O esforço
surge na esteira do levantamento dos dados. É muito importante estabelecer
critérios e organização dos dados, para garantir assertividade na informação a
ser gerada pelo meu modelo. Referência de posição (Precisão de coordenadas),
acurácia temporal (Atualização) e qualidade temática (Atributos levantados) são
critérios fundamentais a serem ponderados durante o levantamento.
A técnica de
manipulação dos dados se refere ao modelo e a ferramenta empregada para espacializar
este modelo. O primeiro passo é o modelo que vou implementar na representação
do contexto mercadológico. Segmentação do mercado consumidor, áreas de
Influência e localização de pontos de venda são alguns exemplos de modelos
amplamente utilizados. As ferramentas de geoprocessamento, por sua vez, têm o
papel de materializar este modelo a partir do reconhecimento geográfico,
indicando as melhores ou piores regiões para atuar.
O conhecimento
se configura como a tomada de decisão sobre a informação geográfica gerada,
ainda em ambiente SIG. Por se tratar de uma simplificação da realidade, qualquer
modelo deve ser avaliado e, de certa forma, melhorado. O perfil de
comportamento de compra se configura como o dado mais importante, no entanto
mais sensível ao longo do tempo, por se apresentar em constante mudança. Dessa
forma o modelo fica “refém” das mudanças de padrão do dado de comportamento do
consumidor.
A equipe da
GeoPaiva Consultoria apresenta toda a experiência e conhecimento no uso de
técnicas e na elaboração de modelos para o processo de geração da informação
geomercadológica. Conceitos de estatística espacial, manipulação de tabelas e
análises espaciais são fundamentais no tratamento do dado geográfico de
mercado.
Embora seja
muito utilizada por grandes companhias, como a coca-cola ou a boticário, o
geomarketing ainda está longe de ser realidade em muitas empresas. No entanto,
em tempos de recessão, a disputa por uma parcela geográfica de clientes se
mostra emergente, demandando cada vez mais serviços de geomarketing.
Sobre a Empresa
A GeoPaiva é uma consultoria especializada em implementar soluções geográficas em diversas áreas de atuação. Com experiência em meio ambiente, logística, negócios e mobilidade, temos propostas inovadoras em diversos projetos com uma abordagem geográfica de atuação.
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