Gestão de Edição de Dados: Aplicação do Recurso de Versionamento em Banco de Dados Geográficos (Postgresql)


A organização de dados geográficos é o maior dos desafios ao iniciar um projeto de análise espacial aplicada a qualquer situação. Geralmente, a gestão de dados é vista como a organização em pastas e arquivos de todos os dados envolvidos, ou seja, em uma estrutura estática de armazenagem de dados. Diante disso, alguns preferem manter seus dados na simples estrutura de diretório de pastas e arquivos do Windows, uma solução dada por aqueles que não conhecem o Sistema Gerenciador de Banco de Dados Geográficos.

O Banco de Dados (operado pelo Sistema Gerenciador de Banco de Dados), seja convencional ou geográfico, permite o relacionamento e a integração de todos os dados, a fim de fornecer conhecimento a tudo que aquele dado está representando. Assim, um dos recursos de integração de dados é o controle de versão.

A operação de controle de versão possibilita o acompanhamento do histórico de mudanças do dado geográfico, além de exibir o autor, a data e o motivo da modificação de uma feição. Isso traz vantagens significativas, a partir do ponto de vista do controle de alterações, onde o gestor do banco pode escolher a melhor versão (edição) a ser aplicada e armazenada ao banco.

O vídeo abaixo exemplifica o processo de versionamento de dados geográficos com o uso do plugin PgVersion no ambiente de Sistemas de Informação Geográfica QGIS.




SOBRE A EMPRESA 

A GeoPaiva é uma consultoria especializada em implementar soluções geográficas em diversas áreas de atuação. Com experiência em meio ambiente, logística, negócios e mobilidade, temos propostas inovadoras em diversos projetos com uma abordagem geográfica de atuação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Precificação e valor da hora técnica: Quanto vale seu trabalho cartográfico?

Serviço GPR (Ground Penetrating Radar)

A Importância da Linguagem Python para o usuário do QGIS