A constante atualização da plataforma livre QGIS: Potencial do novo QGIS 3.4

Melhoras no ambiente de simbologia e possibilidade de elaborar layouts em 3D são destaques desta nova versão, nomeada “Madeira”

O QGIS 3.0 foi lançado no dia 23/02/2018, com grande entusiasmo e expectativa a respeito das atualizações. O projeto QGIS apresenta um desenvolvimento bem ativo por parte da comunidade de desenvolvedores open source que auxiliam usuários e técnicos em todo o mundo.
No último trimestre de 2018, tivemos uma atualização da solução livre para a extensão 3.4. O avanço da solução se traduziu em resoluções de inconsistências (bugs), melhoras no layout de determinadas ferramentas e a criação de ferramentas novas. No entanto, do ponto de vista da análise espacial dos dados, vou citar 4 avanços proporcionados pela atualização do QGIS 3.4.

1 - Melhoras no ambiente de simbologia: A aba simbologia, no ambiente de propriedades do dado, apresenta um painel temático com a simbologia já aplicada ao dado me questão. Diferentemente da versão anterior, o sistema já exibe uma prévia da simbologia aplicada ao dado, além de armazená-la em um painel de simbologias;

2 - Ferramentas de Edição: As ferramentas de edição se configuram com as mudanças mais significativas dessa nova versão. Para editar um vértice, antes era preciso aplicar a ferramenta para todos as camadas ativas no projeto. Na versão 3.4, o usuário pode destacar uma única camada para aplicar as alterações de vértice.

A ferramenta Add Reverse Line Maptool altera o sentido da rodovia, caso o usuário esteja trabalhando em uma malha viária. A ativação da opção de checar geometrias inválidas também é uma novidade, pois antecipa o operador na identificação de erros de topologia comuns nos projetos envolvendo o SIG.


3 - Banco de Dados Geopackage: Agora é possível anexar uma camada raster a um arquivo Geopackage que se configura em um arquivo de armazenagem e acesso a uma estrutura coesa de dados geográficos. O Geopackage se mostra vantajoso para fins de compartilhamento e execução de dados;
4 - Layout com Dados 3D: Uma nova funcionalidade está em adicionar camadas tridimensionais, como Modelos Digital de Terreno e de Superfície (MDT e MDS). Isso permite confeccionar documentos cartográficos tridimensionais ou contextualizar o documento com uma articulação em escalas menores.
 


O software Open Source veio para colaborar com as grandes demandas ou anseios da sociedade civil, a partir da perspectiva de gestão de ativos georreferenciado. O QGIS 3.4 trouxe diversas inovações que você pode conferir, com mais detalhes, nesse portal (em inglês): http://changelog.qgis.org/en/qgis/version/3.4-LTR/.
Caso queira saber mais sobre a relevância do QGIS, recomendamos a leitura desse interessante artigo sobre
Por que utilizar a Análise Geográfica para tomada de decisão.

SOBRE A EMPRESA

A GeoPaiva é uma consultoria especializada em implementar soluções geográficas em diversas áreas de atuação. Com experiência em meio ambiente, logística, negócios e mobilidade, temos propostas inovadoras em diversos projetos com uma abordagem geográfica de atuação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Precificação e valor da hora técnica: Quanto vale seu trabalho cartográfico?

Serviço GPR (Ground Penetrating Radar)

A Importância da Linguagem Python para o usuário do QGIS