Ferramentas Cartográficas para o Plano de Mobilidade Urbana
O crescimento urbano é um processo inevitável. De acordo com fontes oficiais 84,3% da população vivem em espaços urbanos. Como consequência, a infraestrutura urbana e a dinâmica populacional têm contribuído vertiginosamente para a melhora dos processos de gestão de transportes. As ferramentas de cartografia, assim, figuram-se como soluções adequadas ao planejamento da mobilidade urbana.
O Sistema de Informação Geográfica (GIS) é o instrumento de operação dos processos de mapeamento quantitativo e qualitativo em meio urbano e rural. No contexto da mobilidade urbana, o projeto geográfico deve contemplar 3 pontos principais:
- Levantamento e Cadastro de Informações: O planejamento do levantamento de dados é o primeiro passo na geração dos dados. Selecionar os instrumentos, definir os locais de coleta, elaborar o questionário qualitativo e aplicar processos de validação são ações a serem implementadas no contexto da mobilidade. Posteriormente, a construção de um banco de dados geográficos permitirá a armazenagem, integração e acesso de todos os resultados do levantamento.

- Modelagem de Contexto Espacial: O segundo ponto do projeto vai gerar valor decisório a variadas equipes do serviço público. Do ponto de vista socioeconômico, variados mapas temáticos podem ser gerados, a partir do levantamento de dados como de renda, faixa etária, emprego, etc. Na perspectiva estrutural, o projeto apresenta:
o Soluções de roteirização entre Polos Geradores de Viagem (PGV) e núcleos urbanos na otimização de distância e tempo de viagem;
o Construção de Matrix de Origem e Destino que mostra o retrato dos fluxos populacionais urbanos;
o A adaptação da infraestrutura viária com o meio ambiente, a fim de implementar um plano de mobilidade urbana sustentável;
o Planejamento temporal de trânsito, para orientar esforços no manejo dos horários de pico;
- Comunicação com os Envolvidos: Há 3 demandas a serem atendidas com a comunicação da solução cartográfica do plano de mobilidade urbana:
o Demanda Operacional: Para os processos internos, a comunicação das informações espaciais deve ser efetivada de forma imediata. Dessa maneira, soluções de Banco de Dados Geográficos e Desenvolvimento Web permitem aceleração nos acessos internos, além da segurança dos dados;
o Demanda Institucional: A demanda institucional favorece uma visão de produtividade e eficiência. Diante disso, a geração de gráficos, planilhas e mapas é gerada com o cruzamento dos planos de informação de interesse, tornando a conhecimento mais estratégico;
o Demanda Pública: Toda a sociedade deve participar do plano de mobilidade urbana. A audiência pública é um dispositivo que aproxima o poder público do poder social. Deste modo, a construção de GISWeb ou Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) participativa mantém o público informado das condições e práticas que estão sendo realizadas no âmbito da mobilidade urbana;
A Medida Provisória 818/18 prorroga por mais quatro anos o prazo para os municípios elaborarem o Plano de Mobilidade Urbana. Abre-se uma excelente oportunidade de se utilizar softwares livres, como QGIS, PostGIS, Spring como ferramentas de planejamento cartográfico neste cenário, com custo reduzido.
Portanto, os recursos de análise de sistemas geográficos ajudam a tornar a cidade mais eficiente, móvel e fluida do ponto de vista do desenvolvimento urbano. Ao contrário do que dizem, as zonas urbanas não estão se desenvolvendo, pois, desenvolvimento traz acesso, oportunidades e segurança. O que acontece é o contrário, as cidades estão se inchando e engessando, pois trouxe precariedade nos acessos casa-trabalho, centralização econômica e, tristemente, desigualdade social.
A GeoPaiva Consultoria apresenta corpo técnico para implementar o plano do ponto de vista cartográfico, além de ministrar treinamentos a respeito.
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A GeoPaiva é uma consultoria especializada em implementar soluções geográficas em diversas áreas de atuação. Com experiência em meio ambiente, logística, negócios e mobilidade, temos propostas inovadoras em diversos projetos com uma abordagem geográfica de atuação.
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