Construção de Infraestrutura em Sistemas de Informação Geográfica


Em qualquer projeto, a espacialização de todo o seu escopo é fundamental para o entendimento abrangente dos fenômenos de interesse. Não faço referência somente ao cadastro de informações, mas a percepção de padrões geográficos ou de relacionamento de diversas variáveis com a área de estudo.

O levantamento dos dados, sua análise e processamento interno e a elaboração de produtos cartográficos são atividades essenciais para orientar esforços, monitorar ativos e manter a clareza das informações espaciais. A modelagem conceitual do mundo real a ser representado indica que tipos de dados são relevantes ao projeto ou decisão. A estrutura SIG irá armazenar dados georreferenciados, scripts  de processamento customizado e uma cartografia padronizada. A partir dessa perspectiva, a construção/elaboração de uma infraestrutura em Sistemas de Informação Geográfica se mostra útil como uma ferramenta de gestão.

Para entender melhor a estrutura SIG, a elaboração da estrutura do sistema geográfico abrange as seguintes etapas, mostradas na ilustração abaixo.



Levantamento de Dados: A extração de dados espaciais é o primeiro passo ao iniciar a elaboração/construção do SIG. Com o uso de instrumentos de medição direta ou remota, todos os dados geográficos devem ser representados em uma mesma escala de detalhes, referência de coordenadas e localizados em um mesmo recorte espacial. O modelo de negócio do usuário deve estar compatível com o levantamento a ser aplicado.

Processamento de Dados: A especificação de representação geográfica dos dados é realizada na fase de processamento. O alinhamento entre escala de detalhes, forma de representação e processamentos de registros são atividades a serem efetivadas. A partir da demanda do cliente, a GeoPaiva Consultoria elabora rotinas de processamento a serem executadas de forma simples e compacta.

Análise Espacial: A tomada de decisões é um processo que visa escolher as melhores alternativas ou ampliar o conhecimento do cenário mapeado. Com o auxílio de consultores e analistas, a informação espacial pode responder as principais questões da empresa, em diversos pontos de vista: Gerencial, operacional, aspectos ambientais dentre outros.

Produto Cartográfico: O produto cartográfico é a etapa final do processo de construção do SIG. A padronização dos mapas e a definição dos parâmetros de construção de gráficos orientam os operadores na elaboração do produto ais adequado à finalidade. Com o apoio de softwares livres, a GeoPaiva Consultoria atua na uniformização do produto.

Portanto, todas as etapas são consideradas no processo de elaboração de uma infraestrutura sistemática de dados referentes ao seu projeto ou área de estudo. Além disso, a especificação, por parte do cliente, dos parâmetros a serem mapeados converge a um produto cartográfico simples, objetivo e preciso às expectativas da empresa. Assim, o acompanhamento da equipe da GeoPaiva Consultoria permite assertividade e facilidade na tomada de decisão.

▬▬ SOBRE A EMPRESA ▬▬

A GeoPaiva é uma consultoria especializada em implementar soluções geográficas em diversas áreas de atuação. Com experiência em meio ambiente, logística, negócios e mobilidade, temos propostas inovadoras em diversos projetos com uma abordagem geográfica de atuação.

Contatos:
Telefone: (021) 3347-1566
Celular: (021) 99313-8064

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Precificação e valor da hora técnica: Quanto vale seu trabalho cartográfico?

Serviço GPR (Ground Penetrating Radar)

Como Utilizar Vértices Virtuais no Padrão INCRA