Métodos Multicritério para o Meio Ambiente


A harmonia entre crescimento econômico, desenvolvimento social e estabilidade ambiental deve ser constantemente perseguida, tanto para garantir a integridade dos ativos ambientais como para manter a sustentabilidade das ações humanas a serem implementadas.

Nos cenários ambientais, geralmente de alta complexidade, a percepção dos sucessivos eventos naturais e das contínuas ações antrópicas não são explícitas aos olhos do cidadão comum. O que exige uma análise mais delicada e detalhada a respeito da geografia em questão. Os métodos multicritérios surgem para auxiliar o analista geográfico a entender o cenário, do ponto de vista do meio ambiente, por múltiplas facetas de conhecimento.

A GeoPaiva Consultoria conta com uma equipe multidisciplinar para realizar a modelagem ambiental, com o uso de Sistemas de Informação Geográfica. A prática de análise geográfica para a modelagem decisória é composta de 4 etapas:

Identificação do Evento

Consiste em investigar a contextualização geográfica do evento, suas razões e sua influência com variáveis diversas. Nesta etapa, são elencadas as hipóteses de ocorrência do evento, devendo respeitar um conjunto de restrições que definem a viabilidade.

Assim, deve-se estabelecer qual a finalidade da modelagem uma vez que um modelo economicamente viável, não necessariamente é ambientalmente factível.

Seleção de Parâmetros

Nesta segunda etapa, surge o aspecto da interdisciplinaridade do caso em estudo. Um conjunto de especialistas discutem sobre os parâmetros (variáveis) relevantes na modelagem do evento.

No âmbito do SIG, esses parâmetros são padronizados a uma mesma escala de detalhamento e referenciados a um mesmo sistema de coordenadas na garantia da consistência geográfica e dimensional das áreas a serem resultadas do modelo.

Análise das Alternativas

O método decisório exige a escolha de uma técnica de análise de alternativas. Em ambiente SIG, a técnica AHP (Analytic Hierarchy Process) surge como a forma mais intuitiva e simples de análise dos critérios. Há técnicas de escala de pontos e ordenação de critérios que serão exemplificados.

Eficácia da Decisão

Por fim, a eficácia da decisão prescinde de duas ações: a validação em campo e a compatibilização com os indicadores relacionados. Como exemplo, na modelagem de áreas suscetíveis à deslizamentos, sempre é adequado visitar as áreas de risco apontadas pelo modelo para corroborar a modelagem realizada. Isso garante confiabilidade.





▬▬ Sobre a Empresa ▬▬

A GeoPaiva é uma consultoria especializada em implementar soluções geográficas em diversas áreas de atuação. Com experiência em meio ambiente, logística, negócios e mobilidade, temos propostas inovadoras em diversos projetos com uma abordagem geográfica de atuação.

Contatos:
Telefone: (021) 3347-1566
Celular: (021) 99313-8064
Email: contato@geopaiva.com
Site: www.geopaiva.com
Blog: https://geopaivaconsultoria.blogspot.com/
Instagram: https://www.instagram.com/geopaivaconsultoria/
Facebook: https://www.facebook.com/Geopaivaconsultoria/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/geopaiva/
Google Plus: https://plus.google.com/115357100763797254477
Google Meu Negócio: https://geopaivaconsultoria.negocio.site
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCPzOTfBNNYXBKP69avbCxEQ


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Precificação e valor da hora técnica: Quanto vale seu trabalho cartográfico?

Serviço GPR (Ground Penetrating Radar)

A Importância da Linguagem Python para o usuário do QGIS