GeoTecnologias no Futebol




Que o futebol é um esporte de contato, todos já sabem, isso é repetido todos os dias. No entanto, nos dias atuais, com o avanço das geotecnologias, o futebol se tornou eminentemente um esporte de posição.

A Geopaiva Consultoria tem a expertise de realizar mapeamentos fora do padrão geocêntrico espacial. Isso significa que qualquer recorte espacial pode ser utilizado como base de posição. No caso do futebol, as 4 linhas definem a base posicional de qualquer elemento a ser mapeado.

As exigências do futebol podem ser avaliadas analisando os modelos de movimentos dos jogadores numa partida, sendo que há variações de um jogador entre uma partida e outra, além dos diferentes estilos individuais de jogo. Existem características fisiológicas específicas para essa modalidade e as posições dos jogadores em campo também apresentam essas diferenças, evidenciando que as exigências fisiológicas do futebol variam com a taxa de trabalho em diferentes posições (REILLY, BANGSBO; FRANKS, 2000).

Uma das geotecnologias utilizadas é o GNSS Sistema de Posicionamento Global (GPS). Com a determinação das distâncias percorridas, em função do tempo, temos a velocidade média do atleta ao longo de uma etapa da partida o que é insumo perfeito para a construção de relatórios de rendimento e intensidade de esforço físico do jogador. 

Aliado a tecnologia de posição, os cardiofrequencímetros também são adicionados ao conjunto de avaliação do atleta na acompanhamento de sua frequência cardíaca. O uso do equipamento GPS é item obrigatório e padrão de qualquer comissão técnica de grandes clubes, como o flamengo (tive que puxar sardinha para o meu time rs).
Um outro exemplo de geotecnologias são os sistemas geográficos de informação (SIGs). A determinação de pontos e distâncias possibilita a geração de mapas de calor e modelos de fluxo em curto intervalo de processamento. No intervalo entre as etapas de uma partida, por exemplo, a operação pode ser realizada e analisada com toda a equipe no briefing intermediário do jogo. Isso permite ser mais objetivo e estratégico no decorrer do jogo, logo garantindo confiança de toda a equipe.
Em um ambiente competitivo, como o futebol, o uso de mapas permite o gestor (técnico) enxergar oportunidades, analisar tendências, fazer a leitura ideal do contexto da empresa, dentre outras vantagens. Além disso, no futebol, a geotecnologias auxiliam na otimização de custos, pois dá suporte na previsão de lesões, na análise de rendimento e na produtividade em campo (finalizações). No entanto, os altos custos dos analistas e de todo o aparato tecnológico continua sendo uma barreira a implementação geral, sendo restrita somente a grandes clubes.

Para ser campeão, não basta saber como o adversário joga, é preciso olhar para si e analisar o rendimento do próprio time. Neste contexto, as geotecnologias surgem no conhecimento da própria proposta de jogo, aprimorando a estratégia de atuação. Fazendo que qualquer time tenha chances de almejar o tão sonhado título no esporte.



▬▬ Sobre a Empresa ▬▬

A GeoPaiva é uma consultoria especializada em implementar soluções geográficas em diversas áreas de atuação. Com experiência em meio ambiente, logística, negócios e mobilidade, temos propostas inovadoras em diversos projetos com uma abordagem geográfica de atuação.

Contatos:
Telefone: (021) 3347-1566
Celular: (021) 99313-8064

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Precificação e valor da hora técnica: Quanto vale seu trabalho cartográfico?

Serviço GPR (Ground Penetrating Radar)

A Importância da Linguagem Python para o usuário do QGIS