GeoSoluções: Gestão Organizacional com o Uso de Banco de Dados Geográficos

Em um conceito generalizado, o Banco de Dados é uma coleção de variados dados que são geralmente integrados e referenciados entre si. Assim, surge o conceito de Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). 

No SGBD, somente dados, relatórios ou tabelas alfanuméricas são armazenadas e modeladas, sem considerar seu aspecto espacial. O PostgreSQL é a solução livre com considerável performance e interface amigável no gerenciamento de dados não-espaciais.

No contexto dos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Geográficos, a extensão espacial de implementação permite suportar e armazenar diversos tipos de dados espaciais em sua implementação, fornecendo algoritmos de indexação espacial e junção espacial. A extensão espacial utilizada pela GeoPaiva é o PostGIS.




Aliando os recursos de banco de dados juntamente com os atributos espaciais inerentes aos próprios dados, o uso da extensão PostGIS apresenta vantagens significativas na implementação de um Ambiente Estruturado de Dados Geográficos (BDG), voltados ao gerenciamento de portfólios de empresas nas 4 principais frentes:

Centralização de Dados: Os dados referentes a determinados projetos podem ser organizados em uma estrutura única. Com o aspecto conciso, comum em Banco de Dados, a informação aparece apenas uma vez. Isto reduz a redundância de dados e reduz significativamente o custo de armazenamento de informações em discos rígidos, na nuvem ou outros dispositivos de armazenamento; 

Integridade dos DadosA integridade dos dados é o recurso do Banco em permitir atualizações e alterações dos dados, gerando versões de um mesmo dado. Dessa forma, o usuário não alterará a estrutura original do dado, ao menos que o administrador do banco (DBA) o modifique;

Segurança: Regras de controle de acesso, restrição de usuários, padronização de conjunto de dados são recursos de segurança disponibilizado pelo Sistema Gerenciador de Banco de Dados e que podem se aplicados a sua extensão espacial. Por outro lado, há um aumento da burocracia de operação dos dados dentro do banco, entretanto, com a definição de políticas, essa questão é resolvida;

Interoperabilidade: Com um Banco de Dados Geográfico (BDG) estruturado, é possível o acesso de qualquer usuário, desde que ele tenha autorização para tal. Os softwares de SIG, em sua maioria, apresentam interface de acesso a diversos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Geográficos, inclusive a extensão PostGIS.

A implementação de um Banco de Dados Geográfico na organização de serviços ou projetos de empresas é fundamental no contexto de grande volume de dados e informações que vivemos nos dias de hoje. A GeoPaiva apresenta a expertise e a garantia de ganhos de eficiência expressivos.



▬▬ Sobre a Empresa ▬▬

A GeoPaiva é uma consultoria especializada em implementar soluções geográficas em diversas áreas de atuação. Com experiência em meio ambiente, logística, negócios e mobilidade, temos propostas inovadoras em diversos projetos com uma abordagem geográfica de atuação.

Somos especializados em softwares livres, apresentando sempre propostas inovadoras.


Contatos:

Telefone: (021) 3347-1566
Celular: (021) 99313-8064
Email: contato@geopaiva.com
Site: www.geopaiva.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Precificação e valor da hora técnica: Quanto vale seu trabalho cartográfico?

Serviço GPR (Ground Penetrating Radar)

A Importância da Linguagem Python para o usuário do QGIS