7 Razões para saber mais sobre Licenciamento Ambiental


A qualidade do ar que respiramos e da água que bebemos são aspectos diretamente ligados à saúde do meio ambiente em que vivemos. Por essa e muitas outras razões, é fundamental que cidadãos e empresas aprendam mais sobre licenciamento ambiental.
Por Arthur Paiva. *
A preservação ambiental é um tema de preocupação crescente em todas as esferas da vida em sociedade. O descaso com o meio ambiente afeta as mais básicas necessidades e é implacável nas suas consequências.
Empresas e cidadãos devem ser parte ativa no processo de desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. Afinal, as consequências não estão relacionadas apenas com qualidade de vida. Há consequências legais, e sérias.

Por que saber mais sobre Licenciamento Ambiental?
O licenciamento ambiental é um instrumento de prevenção e fiscalização instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal nº 6.938/1981). Trata-se de um procedimento administrativo, na qual o órgão licencia a localização, instalação e ampliação de qualquer empreendimento.
Uma vez que as atividades do empreendimento causam efetivamente impacto ambiental, o mesmo deve estar sujeito ao licenciamento. Os exemplos de empreendimentos, que estão dispostos na Resolução CONAMA n°237/1997, são variados: mineração, indústrias, rodovias, ferrovias, barragens dentre outros.

O empreendedor e o licenciamento ambiental
Do ponto de vista empresarial, é fundamental o empreendedor aprender sobre o licenciamento ambiental por, exatamente, 4 razões:

  • Responsabilidade Social: A pressão pela conformidade ambiental não se limita aos órgãos públicos, mas também é exercida pela população, diretamente afetada pela instalação e operação do empreendimento. Sendo assim, a responsabilidade social é a relação igualitária e salutar entre a empresa e a população residente no local de instalação do empreendimento;
  • Responsabilidade Ambiental: Sem medidas protetivas, o forte impacto ambiental causado pelo empreendimento pode exaurir os recursos naturais e inviabilizar a sua renovação.
  • Segurança Jurídica: Além do compromisso ético e ambientalmente responsável, a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98 prevê sanções penais e administrativas às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, que podem ser punidas civil e criminalmente.
  • Marketing Positivo: O público enxerga, com positividade, empresas que prezam pelo meio ambiente em suas operações. O aprendizado do licenciamento ambiental tem, como objetivo, a implementação de marketing ambiental, para demonstrar que os processos relacionados aos produtos ou serviços do seu negócio tem efeito positivo ou neutro em relação ao meio-ambiente.

Cidadania e licenciamento ambiental

A sociedade civil pode se tornar ativa no processo decisório, principalmente em relação a políticas ambientais. Assim, com os conhecimentos a respeito do licenciamento ambiental, o cidadão pode participar dos processos de licenciamento em 3 frentes:

  • Audiências Públicas: Em situações de análise de estudos de impactos ambientais (EIA) de qualquer natureza, a participação social é viabilizada através das audiências públicas. Através de mapas, a sociedade é capaz de confrontar seus próprios estudos com os estudos realizados pela empresa em questão.
  • Coparticipação com o Ministério Público: O ministério Público assegura a participação social nos processos de licenciamento. Com estudos bem embasados, é possível que a análise do Ministério Público, em nome da coletividade em um inquérito civil, culmine numa ação civil pública. Isso garante força jurídica por parte da sociedade.
  • Ativismo Ambiental: Os ativistas ambientais são grupos de pessoas que lutam a favor do meio ambiente. Com o conhecimento de técnicas cartográficas e a elaboração de documentos ambientais, o ativismo ambiental pode ser exercido de forma precisa e responsável.

Capacitação em Gestão Ambiental

Se você é um profissional já estabelecido no mercado, é sempre bom renovar os conhecimentos e se reciclar a respeito das atualizações das ferramentas. E para você que está entrando na área ambiental agora, nós te instrumentalizaremos para dar os primeiros passos.
Por isso, recomendamos os cursos de “SIG para Licenciamento Ambiental“, “Avaliação de Impactos Ambientais com SIG” e “Sensoriamento Remoto aplicado ao Meio Ambiente“. Ou conheça mais sobre nossos curso de Gestão Ambiental no link a seguir:

▬▬ Sobre a Empresa ▬▬
A GeoPaiva é uma consultoria especializada em implementar soluções geográficas em diversas áreas de atuação. Com experiência em meio ambiente, logística, negócios e mobilidade, temos propostas inovadoras em diversos projetos com uma abordagem geográfica de atuação.


Contatos:

Telefone: (021) 3347-1566
Celular: (021) 99313-8064
Email: contato@geopaiva.com
Site: www.geopaiva.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Precificação e valor da hora técnica: Quanto vale seu trabalho cartográfico?

Serviço GPR (Ground Penetrating Radar)

A Importância da Linguagem Python para o usuário do QGIS